ÚLCERA DE PERNA E CELOFANE

  1. Ex Professor Assistente de Anatomia Médica da UFMG

Angiologista e cirurgião vascular

Representante para o Brasil da Sociedade Francesa de Flebologia

Ex-presidente e diretor da SBACV-MG

Autor do livro: “Varizes, conhecer para prevenir” Terceira edição.

A úlcera de perna é definida como qualquer ferimento abaixo do joelho que não cicatriza  com menos de 6 semanas. Geralmente, a úlcera é causada por má circulação do sangue dentro das veias. Frequentemente, novos tratamentos para melhora a circulação são pesquisado e, assim, promovem a cicatrização da úlcera, como a escleroterapia de espuma, curativos e remédios. Em todos tratamentos, é necessário algum tipo de curativo para proteger as feridas abertas. O curativo é todo material colocado sobre uma ferida para facilitar a cicatrização, reduzir a infecção e absorver todos os líquidos que saem da ferida. Os curativos podem ser abertos ou fechados. Os fechados são divididos em úmidos e secos. Os curativos úmidos reduzem o processo inflamatório; limpam a pele, crostas e escamas através da produção de células que mantêm a drenagem das áreas infectadas, promovendo a cicatrização com a facilitação do crescimento de células.

O papel celofane é encontrado facilmente, econômico, protege a ferida e cria um ambiente melhor para a cicatrização. O celofane é derivado da celulose. É fino, transparente, flexível e resistente a esforços. O processo de produção do celofane é a partir de fibras de celulose de madeira, algodão e cânhamo. Por ser um produto natural (celulose), o celofane não contamina feridas com as quais entra em contato. O celofane não deixa escapar os líquidos que saem das feridas.

Os médicos agregam medicamentos aos curativos via pós, loções, cremes, géis, pastas, pomadas, sprays e aerossóis para melhor cicatrização da feridaA cada curativo deve-se limpar com antisséptico, colocar pomada ou creme antibiótico. A recomendação é trocar os curativos, várias vezes ao dia, segundo a quantidade de líquidos que sai da ferida. Cobertura com gaze ou papel celofane? A gaze, apesar de usada, diminui a umidade necessária à cicatrização da ferida e rouba a pomada. A boa umidade aumenta a taxa de células que defendem o corpo. O celofane mantém esse meio úmido. Pode ser fixado com micropore, permitindo o uso associado com meias medicinais elásticas que deslizam sobre o papel, facilitando a colocação. Um bom curativo deve respeitar o papel da pele e procurar substituir a pele perdida. Deve ser barato, prático e ser bem tolerado. Celofane – o papel da pele: A falta de integridade da pele apresentada pela úlcera de perna pode ser substituída por novo curativo que é o papel celofane.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *